Como conseguir o primeiro emprego de motorista de ônibus

Você pode conseguir seu primeiro emprego de motorista de ônibus ficando sempre de olho nos portais de vagas de emprego, mantendo seu currículo sempre atualizado e acompanhando a JB Miranda Advocacia.

As dicas que você receberá aqui hoje lhe ajudarão a conseguir o seu primeiro emprego como motorista.

O mundo tecnológico a cada dia que passa, vem tomando espaço, e junto a ele, novas áreas no mercado de trabalho.

Mas, uma profissão que nunca deixará de existir é a de motorista, seja motorista de carga, motorista de ônibus ou motorista rodoviário. Hoje, essa área oferece possibilidades flexíveis uma delas é exercer a função como autônomo.

O condutor pode optar por trabalhar como motorista de aplicativos (Uber), transporte escolar, caminhoneiro, motorista particular, dirigir ônibus municipais ou intermunicipais, e etc.

Muitas vezes, o individuo almeja uma renda extra para complementar o orçamento diário da família, e acha que por dirigir veículo pequeno no dia-a-dia, acredita que está apto a conduzir um transporte de passageiros.

E com isso, se auto intitula – “quero arrumar um emprego de motorista”, mas, esquece que, qualquer área de trabalho existe normas e regras que devem ser compridas. Como conseguir o primeiro emprego de motorista de ônibus?

Primeiramente, o trabalhador precisa ser habilitado para a categoria CNH tipo D, mas é necessário que o mesmo seja habilitado na categoria B há 2 anos, e se já for habilitado na categoria C, o mínimo é de 1 ano.

Sem contar que o motorista terá que realizar um treinamento de prática veicular em situação de risco, conforme as normas do CONTRAN.

Algumas pessoas que desejam trabalhar nessa área e já possui carteira, não sabe como conseguir emprego de motorista sem experiência.

Existem sites de empregos como:

  • CareerJet
  • TrabalhaBrasil
  • Vagas e InfoJobs,

que anunciam vagas que precisam de motorista – categoria D.

Confira o que vem por aí hoje:

Gostou do que você verá por aqui hoje? Então não esqueça de se cadastrar em nossa lista de acompanhantes do site para não perder nada do que publicarmos.

Cadastre-se, é de graça e você ainda recebe todo o conteúdo com exclusividade!

Quero arrumar um emprego de motorista

Nos dias de hoje trabalhar como motorista não é tão difícil.

Vai depender em que categoria você quer atuar. Vale ressaltar que existem duas linhas a seguir.

Você pode optar por trabalhar por conta própria, ou ser contratado por empresas.

Por conta própria é necessário ter um veículo. O próximo passo é escolher qual a categoria de motorista trabalhar. Se você deseja ser motorista de Uber, há diversos aplicativos no mercado, cada um com suas vantagens e tipos de operação.

Você pode optar por trabalhar integral ou nas horas vagas. Essa área é a única mobilidade urbana que não exigem capacitação. Você só precisa se cadastrar online, apresentar a carteira de motorista, documentos do carro e antecedentes criminais.

Se for aprovado, é só esperar o contato do cliente. Agora se escolher trabalhar como motorista de taxi, a coisa é mais complexa, mas segura. A complexidade é na hora de validar seu veículo para taxi.

O condutor terá que ter identificação e registro na prefeitura da cidade onde está licenciado. A regulamentação dessa profissão dá mais segurança ao motorista de taxi.

Agora se você deseja trabalhar em empresas, o primeiro passo é criar um currículo e procurar as empresas de motoristas corporativos.

Se você se sentir perdido, e não saber por onde começar, você pode procurar ajuda nas agências de emprego online.

Pesquise a empresa da sua cidade ou próxima a ela que necessita de motorista. Uma área que está em alta hoje, é motorista de ônibus, devido a déficit de pessoas querendo exercer essa área.

Como conseguir emprego de motorista sem experiência?

Se o motorista possui carteira, mas nunca dirigiu um ônibus, e tem mais de três anos habilitado, ele só precisa realizar cursos práticos da área em que pretende atuar.

Após o comprimento desses pré-requisitos, o candidato (a) irá passar por um exame médico.

As empresas têm até melhorado os benefícios oferecidos, como jornadas menores de trabalho, salários mais competitivos e não exige grau de instrução elevado, se você possui ensino fundamental os documentos comprobatórios, e sobre sair nos testes, quem sabe o cargo será seu.

Dificuldades encontradas por quem deseja ser motorista

As dificuldades encontradas pelas pessoas que não tem experiência como motorista de ônibus são o trânsito, o contato com passageiros estressados e a pressão decorrente das exigências de cumprimento dos horários são fatores que tornam o cotidiano de trabalho extremamente estressante e criam um clima de permanente nervosismo.

Sem contar na falta de autoescolas capacitadas para essa categoria.

Vagas que precisam de motorista Categoria D

Todas as pessoas com habilitação A e B podem procurar o Detran e saber quais os procedimentos para obter a carteira de categoria D e usar os serviços de motorista de ônibus, independente do lugar.

As vagas para essa categoria estão cada vez mais prósperas. Hoje o salário de motorista de ônibus varia de acordo com sua região. Segundo a CATCHO – a média salarial para um cargo de Motorista de Ônibus no Brasil é de R$ 2,670,00 mais vale alimentação.

Conclusão

É importante frisar que o transporte coletivo é essencial e “requer intervenções cuidadosas não só no sentido da preservação do direito social ao acesso a um transporte de boa qualidade e, mais barato, mas também no sentido da preservação do direito dos trabalhadores à sua saúde”.

Estas duas questões devem ser compatibilizadas e não antagonizadas.

70% dos motoristas de ônibus revelam que gostam de dirigir ônibus urbanos sem contar que essa profissão oferece um salário melhor que as outras.

Porém, nem só de elogios rege uma função. Os trabalhadores dessa profissão, afirmam que a atividade é desgastante, estressante e fisicamente cansativa.

As empresas para buscar motoristas para essa categoria, já investem em benefícios como jornadas menores de trabalho, cursos de capacitação, que vão desde leis de trânsito a atendimento, primeiros socorros e direção defensiva.

Não esqueça de se cadastrar em nossa lista de acompanhantes do site para ficar sempre por dentro das nossas novidades!

Até a próxima, abraço!


Este artigo foi desenvolvido por:

Fonte(s):

https://vidademotorista.com.br/conheca-7-maneiras-de-trabalhar-como-motorista/
http://brasilcaminhoneiro.com.br/exigencias-motorista-onibus-caminhao/
https://icetran.com.br/blog/categorias-de-cnh-qual-ideal-pra-voce/
http://hotsitesbr.com.br/decarona/dica/quer-trabalhar-com-transporte-de-passageiros-veja-o-passopasso/
https://www.infojobs.com.br/vagas-de-emprego-motorista+de+onibus.aspx
https://trucao.com.br/como-conseguir-o-primeiro-emprego-como-caminhoneiro/
https://vagasabertas.org/empregos-para-motoristas-cnh-d-e-sem-experiencia.html
SOUZA, M.F.M. Um estudo sobre o risco de distúrbios psiquiátricos menores entre os motoristas e
cobradores do sistema de ônibus urbano na cidade de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Medicina/USP,
1996 (Dissertação de Mestrado).
http://fetropar.org.br/apesar-das-dificuldades-75-dos-motoristas-de-onibus-urbanos-estao-satisfeitoscom-
a-profissao/

https://www.clickpb.com.br/paraiba/sintur-jp-reajusta-salario-de-motoristas-de-onibus-e-aumento-natarifa-
ainda-nao-foi-discutido-252839.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?